Armação dos Búzios, Meio Ambiente

Operação em Búzios garante contenção e limpeza do óleo que vazou da Bacia de Campos

Neste sábado (6), uma operação conjunta entre a Prefeitura de Búzios e a Petrobrás promoveu a contenção e limpeza do óleo que chegou pelo litoral no último dia 2. A equipe de Guardas Marítimos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios realizaram a vistoria de barco, enquanto fiscais e equipe da Petrobrás percorriam as praias identificando os locais com incidência de óleo, fazendo também o registro fotográfico.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Hamber Carvalho, não foi encontrado nenhum dano grave à natureza, fauna e flora marítima. Resíduos do óleo em forma de pelotas sólidas, foram encontrados apenas na areia das praias. Após este levantamento, a operação seguiu com a limpeza. Até quarta-feira (10) a Petrobrás promoverá a coleta do óleo depositado nas areias, iniciando no trecho da praia de Una até a Tartaruga. Em seguida, serão limpas as praias da Brava, Canto e Tucuns.

 

O óleo que apareceu nas praias de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, veio da plataforma Marlim Leste, localizada na Bacia de Campos. O óleo se encontrava estocado em reservatório, onde ocorreu o vazamento para o mar. Justamente por estar estocado em reservatório, o óleo sofreu mudanças de temperatura e adquiriu mais viscosidade, o que evitou que o acidente fosse mais grave. Em contato com a água do mar o óleo se agrupou em pelotas de diversos tamanhos e flutuou até o litoral das cidades da Região dos Lagos, alcançando as praias. Arraial do Cabo foi a cidade que mais sofreu com o problema. A descoberta da origem do óleo foi possível após a análise do material coletado logo no primeiro dia de vazamento.

 

O secretário de Búzios reforçou que não há motivo para alarde, pois o vazamento já foi resolvido e os danos controlados. Hamber informa que os secretários de Meio Ambiente das três cidades afetadas, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, vão se reunir nesta segunda-feira (8) para discutirem a criação de uma equipe especialmente treinada para prestar o primeiro atendimento, realizando as primeiras ações de contenção, antes da chegada da Petrobrás, em caso de novos vazamentos de óleo no mar.

 oleo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s