Armação dos Búzios, Meio Ambiente

Meio Ambiente monitora o aparecimento de óleo em algumas praias

Em contato permanente com o CENPES – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello, da Petrobras, com técnicos da Bacia de Campos e empresas que assessoram a Petrobras em ocorrências de vazamento de óleo no mar, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios monitora o aparecimento de óleo em algumas praias.

 

O problema começou na última terça-feira (2), quando banhistas denunciaram a ocorrência de óleo na praia Brava. Ao longo da semana, o óleo foi aparecendo em outras praias como Manguinhos, Marina, Canto e Tucuns. Guardas Marítimos Ambientais de Búzios recolheram amostras do material para análise.

 

De acordo com o secretário Hamber Carvalho, não há motivo para alarde. A quantidade do óleo encontrado no litoral buziano é pequena, e seu deslocamento está sendo monitorado.

 

– Estamos em contato direto com os técnicos da Petrobrás. Ainda não se sabe a origem deste óleo, estão pesquisando e os culpados serão punidos. No momento entendemos que os esforços maiores dos técnicos na questão da limpeza e recolhimento deste óleo, devem se concentrar no município de Arraial do Cabo, que está recebendo grande quantidade deste material. Verdadeiros blocos de óleo são encontrados boiando próximos às praias de lá – explica Hamber.

 

O secretário acrescenta que é provável que o material que chegou até as praias de Búzios não seja óleo cru, vindo das plataformas, e sim, material proveniente de limpeza de tanques de grandes embarcações. Somente após a análise do material coletado, será possível afirmar a procedência do óleo.

 buzios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s