saúde, São Pedro da Aldeia

SECRETARIA DE SAÚDE ALDEENSE PROMOVE BUSCA ATIVA PARA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou uma busca ativa dos moradores que ainda não se vacinaram contra a febre amarela. A ação começou nesta quinta-feira (07) na Unidade de Saúde da Família II do bairro São João. A primeira etapa da iniciativa envolve o mapeamento daqueles que ainda não foram imunizados. As vacinas serão aplicadas no dia 26 de fevereiro nas residências identificadas.

A diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, explicou como o trabalho será realizado. “Faremos em duas etapas. Primeiro vamos mapear a área para conhecer esses usuários não vacinados e, no segundo momento, sairemos para vaciná-los. É uma estratégia para não desperdiçarmos tantas doses”, disse.

A busca ativa nas áreas de abrangência da unidade teve início nas microáreas 01 e 02, com os agentes comunitários de saúde Adriana da Silva e Rafael Moreira, que percorreram casas e estabelecimentos. Ao todo, a Estratégia de Saúde da Família II do bairro São João conta com sete microáreas. O mapeamento dos moradores que ainda não foram imunizados contra a febre amarela será feito em todas as delimitações.

A enfermeira do posto de saúde, Tátila Costa, falou sobre a iniciativa. “A Secretaria de Saúde e a Atenção Básica estão promovendo essa ação nos bairros para que nós possamos resgatar os moradores que ainda não se imunizaram. Nós fizemos várias campanhas de febre amarela, mas sempre existem aquelas pessoas que tornam necessário esse momento de busca ativa. Os agentes comunitários vão atrás dessa informação e, no dia 26, nós iremos nessas casas para aplicar a vacina”, explicou.

Aos 85 anos, Claudeonor dos Santos é um dos moradores do bairro que ainda não se imunizaram. “A equipe do posto é atenciosa e essa busca que eles estão fazendo de quem não tomou vacina, como eu, é muito boa. Tudo o que vier para nos proteger é bem-vindo”, comentou.

A sala de vacinas da Unidade de Saúde da Família II funciona às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. As imunizações contra a febre amarela acontecem às sextas-feiras, das 8h às 11h. O posto está localizado na Estrada dos Passageiros, nº 2461, bairro São João.

Desde 2017, o município de São Pedro da Aldeia já realizou diversas campanhas de vacinação contra a febre amarela, incluindo mutirões, ações de conscientização e trabalhos educativos. febre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s