Cabo frio, saúde

Hospital-Dia sedia curso de atendimento a paciente politraumatizado

Na próxima segunda-feira (28), o Hospital-Dia recebe o “Curso de Atendimento ao Paciente Politraumatizado”, que acontece das 9h às 17h, no auditório da unidade. A capacitação é gratuita e voltada para auxiliar, técnicos e enfermeiros da rede municipal de saúde. Ao todo são 20 vagas e após a conclusão do treinamento os participantes terão direito ao certificado. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (22) 99932.7689 até às 14h deste sábado (26).

A capacitação conta com apoio da Secretaria de Saúde, do SindSaúde, ambos de Cabo Frio, e com organização dos enfermeiros Cláudio Mattos e Gil Ferreira, que atuam na rede municipal. O curso é dividido em duas etapas: no período da manhã serão apresentados os conceitos teóricos e no turno da tarde o exercício prático e, por isso, o número de vagas é limitado. Segundo os organizadores, a expectativa é de que novas oportunidades sejam abertas.

“É um curso muito importante para atualizar a categoria, aprimorar os atendimentos e, principalmente, para facilitar o acesso dos profissionais que atuam no resgate de trauma aos protocolos internacionais, que são atualizados constantemente. Além disso, um treinamento como esse costuma ser caro no mercado”, explicou o enfermeiro Cláudio Mattos, que atua na rede municipal e no resgate em rodovias.

Segundo ele, o objetivo do curso é oferecer aos profissionais atualizações dos protocolos de atendimento ao politraumatizado que são atualizados a cada cinco anos pela American Heart Association. A instituição avalia os protocolos que funcionam, quais ajustes devem ser feitos, entre outros aspectos, que vão nortear as atualizações dos protocolos conforme a percepção da prática dos atendimentos.

O treinamento será ministrado pelo técnico de enfermagem Claudinei Quirino, instrutor do American Safety; do Núcleo de Educação de Urgência do SAMU/Guapimirim e de Cachoeira de Macacu; do Núcleo de Educação Permanente de Maricá. É membro do Núcleo de Educação Permanente da CCR/Via Lagos; da Associação Nacional de Técnicos e Médicos de Emergência (NAENT, na sigla em inglês) e do Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma (PHTLS, na sigla em inglês).

O Hospital-Dia fica localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, São Cristóvão (atrás do Hospital Municipal São José Operário).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s