Cabo frio, Turismo

Rede hoteleira do Peró comemora benefícios do Bandeira Azul

A certificação da Praia do Peró no Programa Bandeira Azul já começa a mostrar que valeu a pena todo o trabalho, tempo e recursos investidos, além do engajamento dos moradores em cuidar dos seu maior patrimônio.  A Praia passou a ser divulgada internacionalmente pelo mercado turístico internacional com destino ecologicamente sustentável e, como o turismo ecológico é o que mais cresce em todo o mundo, os turistas “compraram a ideia” e o Peró vive dias de frequência de turistas recorde. Essa “subida de patamar” já é comentada e comemorada pelos comerciantes, quiosqueiros e administradores de hotéis e pousadas.

“O que senti foi uma integração muito forte dos moradores e veranistas em defender seus espaços na nova orla. Também pela primeira vez vi a Prefeitura marcar presença”, afirmou o administrador do Hostel Container Cabo Frio, Roberto Antunes que destacou ainda que sempre recebe comentários positivos e, outros, buscando cuidar do que ainda precisa ser feito, por parte dos moradores.

O Comitê Gestor realiza reuniões semanais – e, algumas, extraordinárias – para identificar e solucionar com rapidez os problemas estruturais que ainda aparecem. A presença mais constante dos agentes públicos surte efeito no ordenamento e no cumprimento dos critérios e a busca pela evolução é constante.

“A certificação no Programa Bandeira Azul foi uma vitória de todos nós. Vale lembrar que a iniciativa começou com os próprios moradores. A Prefeitura montou uma verdadeira força-tarefa, envolvendo as coordenadorias de Meio Ambiente, Assuntos Fundiários e Posturas da Secretaria de Desenvolvimento; as Secretarias de Planejamento, Ordem Pública e Turismo e Mobilidade Urbana, além das Guardas Civil Municipal e Marítima e Ambiental e a Comsercaf, que são nossos parceiros na busca pela perfeição. O próprio secretário de Desenvolvimento, Felipe Araújo, vem acompanhando diariamente os trabalhos. Estamos fazendo o possível e o impossível para manter essa conquista do povo de Cabo Frio” explicou Mario Flavio Moreira, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento.

Os reflexos dessas ações de pronta-resposta também estão sendo sentidos pelos comerciantes e pela rede hoteleira não só no trecho certificado, como em todo o bairro do Peró. Alguns falam em “melhor verão da história”, com todo o comércio sendo beneficiado. E eles acabaram se transformando em guardiões e multiplicadores dos requisitos exigidos pela certificação, e não se furtam em dar sugestões e fazer críticas construtivas.

“O ordenamento melhorou bastante. O fechamento da Orla era uma reivindicação antiga e transformou o calçadão em uma grande área de convivência dos frequentadores. A mídia espontânea e divulgação do Peró são outros fatores positivos da Bandeira Azul. O que pode melhorar é a estrutura dos quiosques, além de precisar de mais lixeiras na praia e placas de conscientização da população sobre o que pode e o que não pode”, afirmou Carlos Cunha, administrador do hotel La Plage.

O Comitê Gestor do Bandeira Azul Praia do Peró realizou uma nova reunião nesta terça-feira (22), para discutir novas ações e adequar tarefas junto aos parceiros da administração pública.bandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s