Cabo frio, Cultura

Verão Histórico vai apresentar curiosidades das exposições artísticas cabo-frienses

Nesta sexta-feira (18), a Superintendência de Turismo Histórico e Social promove mais um passeio temático do Verão Histórico. Nesta edição, o “Caminhos das Artes” irá abordar a história e a importância cultural das exposições artísticas de pintores cabo-frienses. Locais como Charitas e Casa Scliar serão visitados. A atividade, que é gratuita, tem concentração marcada para às 17h na Praça Porto Rocha, no Centro.

O Verão Histórico é uma vertente do já tradicional projeto Caminhos da História e oferece passeios temáticos gratuitos e atividades que promovem conhecimento e cultura para moradores e turistas na alta temporada. Na última edição, o “Caminhos da Religiosidade” reuniu cerca de 30 participantes pelas igrejas, capelas e museus da área central da cidade.

Para o passeio desta sexta estão programadas as visitas na Casa de Cultura Jose de Dome-Charitas, que possui salas de exposições permanentes e temporárias, com acervos de artistas locais e de outras cidades, estados e até internacionais. Em seguida, a atividade passará pela antiga residência da artista plástica cabo-friense Tiíta Machado, falecida aos 88 anos em julho de 2017. O passeio segue para a Casa Scliar, no Boulevard Canal, onde há um rico acervo de Carlos Scliar e de artistas com quem o pintor conviveu ou se inspirou. A atividade será encerrada no Museu de Arte Tradicional e Religiosa (Mart), o antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos.

A programação do Verão Histórico segue ao longo do mês, com o evento Pôr do Sol Histórico já marcado para o próximo dia 25 no Morro da Guia. Para o Caminhos das Artes, a recomendação é que o participante use roupas leves e protetor solar. As atividades podem ser canceladas em caso de chuva.

Atendimento histórico

Os atendimentos realizados por historiadores nos principais patrimônios históricos da área central de Cabo Frio seguem a todo o vapor. O serviço é realizado no Forte São Mateus às terças e quintas, das 9 às 13h, no Morro da Guia às terças, das 16 às 18h, e Fonte do Itajuru e Charitas às quintas, das 9 às 13h.

arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s