São Pedro da Aldeia, Turismo

Expo Gastronomia Mundial acontece nos dias 11,12 e 13 de Janeiro

Mais uma opção de encontro gastronômico vem para movimentar o segmento. Em janeiro, nos dias 11, 12 e 13, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, no espaço de eventos Space Hall, acontece o Sabores do Brasil. Organizado pela Expo Arte Gastronomia Mundial, o evento contará com o melhor da culinária caipira, além de churrasco de chão, porco no rolete, paçocas salgadas. Atrações culturais também fazem parte do evento.  A expectativa é que 600 pessoas passem pelo local em cada dia de evento.

Além da culinária, outras atividades estarão presentes no local, com Thonny Costa. Músico, Thonny é do nordestino, da cidade de Recife e está na estrada há 25 anos por influência do seu pai que tocava bandolim. O cantor tem dois CDs e gravou recentemente o seu primeiro DVD, feito com músicas de composição própria e interpretação de outros artistas. A apresentação do Thonny será no dia 11, a partir das 21h. No dia 12 e 13, a partir das 21h, a atração musical fica com a Sarah Dhy.

O grupo do Centro Cultural Ballet Passos Para o Futuro também se apresenta, nos dias 11, 12 e 13, a partir das 16h.

Quem comanda a gastronomia é o Cheff Agostinho, o famoso Vô Agostinho da Paçoca, apresentando o melhor da culinária caipira, e doces caseiros, mamão cristalizado, suspiros, empadas, feijão tropeiro, e é claro, a paçoca que deu a  Agostinho seu reconhecimento. Agostinho da Paçoca cria paçocas dos mais variados sabores,  como paçoca de carne, camarão, feijão tropeiro e bacalhau, e ela é moída na hora, seguindo uma tradição de família de Guaratinguetá, Vale do Paraíba.

Agostinho José da Silva, o Agostinho já se apresentou em Programas culinários como o Mais Você da Ana Maria Braga e o Diário de Olivier, na GNT. Nascido em Guarantinguetá, mistura ao preparar seus pratos histórias do campo, costumes caipiras, poesias, lendas do interior do Brasil, traduzindo a história do Vale Paraibano em doces e paçocas de todos os tipos.

Caipira

Comida caipira é um conjunto de pratos típicos do interior do Brasil, nos primórdios era feita no fogo-de-chão na trempe, o fogão dos tropeiros, onde as panelas ficavam apoiadas em pedras em formato de triângulo ou penduradas em uma armação de três varas em estilo tripé por cima do fogo e que podiam ser de ferro ou de pau verde, e às vezes no chamado tucuruva, um fogão improvisado no meio do cupinzeiro, com o passar dos tempos ganhou altura e formato no que é hoje o fogão a lenha, onde normalmente é feita a maioria dos pratos.

Entre os grandes pratos e bebidas da cozinha caipira figuram: o leitão à pururuca, cuscuz caipira de legumes, pamonha, arroz tropeiro, bolinho caipira, vaca atolada, frango caipira, o furrundum, farofa de linguiça, fraldinha em panela de ferro, caipirinha, a paçoca de amendoim, o feijão tropeiro, a canjica com costelo de porco, o virado à paulista, afogado, bolinho de mandioca, rabada, o angu, pé-de-moleque, a cabidela miúda, quentão, farofa de içá, rosquinhas de pinga, o doce de bananinha e entre outros.

Raupp Com – Comunicação Integrada – @rauppcom
Contatos 
Escritório – (22) 2623-4857 / 99277-8639
Camila Raupp – (22) 99277-8534
Victor Viana –  (22) 99272-5331expo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s