Cabo frio, Turismo

Aloha Spirit terá competição, música, cinema, teatro e dia de limpeza na praia

Depois de cinco dias de competições internacionais com o XVIII Sul-Americano de Va’a, Cabo Frio volta a ser palco de outro grande evento esportivo, o X Aloha Spirit Festival, que reunirá mais de 2 mil atletas no canto da Praia do Forte de sexta-feira (23) a domingo (25), com disputas nas modalidades de Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman e Apneia, além da Beach Run. Para o Aloha os organizadores vão utilizar a mesma estrutura do Sul-Americano de Va’a, com o acréscimo de algumas novas, como um estúdio de TV e um telão de cinema, que já começaram a ser montados nesta quarta-feira (21), durante o encerramento do campeonato de canoas havaianas.

Durante três dias, atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará, Sergipe, Paraná e Amazonas, além do Chile, Argentina e Uruguai estarão em Cabo Frio para um dos maiores festivais de esportes aquáticos do mundo. “Como o Sul-Americano e o Aloha foram agendados para a mesma semana, muitos atletas que participaram da primeira competição acabaram se inscrevendo, também, para a segunda. Com isso, teremos muitos campeões sul-americanos participando do Aloha, elevando ainda mais o nível das competições que já é alto. A modalidade de stand up paddle, por exemplo, vai valer pontos para o Mundial de 2019 da Paddle League. Será a primeira vez que uma etapa do Mundial acontece no Brasil, por isso, o presidente Christopher Parker estará em Cabo Frio junto com vários grandes nomes da modalidade”, anunciou João Castro, diretor da agência Ecooutdoor Sports Business, realizadora do Aloha Spirit, que tem patrocínio da Booking.com e Riachuelo, e apoio da Amarok, Prefeitura de Cabo Frio, Secretaria de Turismo de Cabo Frio, Inter TV e Aqua Sphere.

Se no Sul-Americano Cabo Frio conquistou um total de 14 medalhas com cerca de 22 atletas, para o Aloha as expectativas são ainda maiores: a cidade terá cerca de 50 atletas (muitos deles medalhistas no Sul-Americano de Va’a) competindo nas modalidades Canoa V1 Feminino, Canoa V1 Masculino, Canoa OC1 Feminino, Canoa OC1 Masculino, Canoa OC2, Canoa OC6, Canoa V1 Parava`a Masculino, Natação em Águas Abertas 1.500m Feminino, Natação em Águas Abertas 1.500m Masculino, Natação em Águas Abertas 3.800m Feminino, Natação em Águas Abertas 3.800m Masculino e Sup Amador 3 Km Feminino.

A programação do Aloha Spirit será aberta nesta sexta-feira (23), às 8h30 horas, com uma campanha de conscientização ambiental “Aloha Spirit Mar Sem Lixo”, com coleta de microlixo na orla, realizada em parceria com a ONG Mar Sem Lixo, e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, QArt, Prolagos, Seu Lixo Meu e Porto Real. “A gente entende que esportes praticados no mar têm tudo a ver com preservação do meio ambiente. Por isso, essa é mais uma das novidades que o Aloha Spirit está trazendo para a etapa de Cabo Frio. Será uma ação aberta ao público, que acontecerá entre o canto da Praia do Forte e a Praça dos Quiosques, pertinho da pista de skate. Quem quiser participar, é só chegar cedo e retirar o kit com camiseta e material nos quiosques da praça”, convidou João Castro.

Durante o dia também estão previstas apresentações gratuitas de teatro infantil através de parceria Prolagos / Aloha Spirit (14h), cinema na praia com exibição do desenho “Moana”, através do projeto Festival Aloha Spirit de Cinema (14h40), com apoio do Ministério da Cultura, e encerramento do receptivo (19h), tudo na arena montada no canto da Praia do Forte. Já as competições começam oficialmente no sábado (24): a partir das 6h30 tem abertura da arena e entrega dos kits aos atletas, e às 7h30 a primeira prova: natação águas abertas (1.500 metros).

Assim como aconteceu no Sul-Americano, para o Aloha a previsão é de ventos fortes durante a competição. “Mas a arena estará mais protegida e as provas serão realizadas em um ponto onde a influência deste vento é menor. Mas, para prevenir, estamos mudando o trajeto de algumas provas. Para as canoas, por exemplo, não faremos mais a prova na Ilha do Papagaio: o percurso será definido no dia. A natação 3.800m terá largada e chegada será na arena, e não mais em outro ponto da praia. Para o SUP e demais modalidades o percurso deverá ser mantido, mas se houver necessidade, poderemos anunciar mudanças”, explicou João Castro.

Confira o cronograma:

Sexta (dia 23)

8h30 – Encontro dos voluntários da limpeza da praia Aloha Spirit Mar Sem Lixo

14h – Início do teatro infantil Prolagos / Aloha Spirit

14h40 – Festival Aloha Spirit de Cinema com o desenho Moana, da Disney

19h – Encerramento do receptivo

Sábado (dia 24)

6h30 – Abertura da arena com retirada do kit (até às 17h)

7h30 – Natação águas abertas 1.500 metros

8h30 – Va’a OC6 Super Master Feminino e Masculino, Legend Feminino 10 Km

10h – Stand Up Paddle 1.5Km 3Km 6Km 9Km e Paddleboard 3Km (transmissão ao vivo pela TV Aloha)

11h45 – Va’a OC6 Estreante Feminino e Masculino 10 Km

13h – Va’a OC6 Máster Feminino e Masculino 10 Km

13h – Waterman triathlon 500 m natação / 1.000 m Stand Up Paddle / 1.000 m (transmissão ao vivo pela TV Aloha)

14h45 – Va’a OC6 Super Prova Overall Feminino, Masculino e Mista 20 Km (transmissão ao vivo pela TV Aloha)

15h – Apneia – briefing sobre a competição junto à piscina da prova

15h30 – Va’a OC1 Kids / SUP Kids / SUP Junior

16h – Apneia – piscina aberta para treinos

17h – Festival Aloha Spirit de Cinema

17h – Beach Run 5 km Sunset

19h30 – Festa Aloha Spirit e show musical com a banda Surf City

Domingo (dia 25)

6h30 – Abertura da arena

7h30 – Natação Desafio 3,8 km (transmissão ao vivo pela TV Aloha)

* classificatória para a prova Aloha Spirit Alcatrazes 3,8 km. O atleta deverá estar no local da largada com pelo menos 1 hora de antecedência

8h – Apneia – prova de abertura

8h30 – Apneia – início do aquecimento oficial para os atletas

9h15 – Apneia – Primeiro Oficial Top (OT)

10h – Largada OC1, OC2, V1, Surfski e Surfski Duplo 10Km

11h40 – SUP Técnicoforte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s