cidades, esporte

Professor carioca leva Surfusca para Rio das Ostras (RJ) para a disputa da 1ª Copa Smash de Beach Tennis na praia da Costazul. Torneio terá transporte para atletas do Rio de Janeiro

1ª Copa Smash de Beach Tennis, que será realizada na praia da Costazul, na cidade de Rio das Ostras (RJ), terá uma curiosa atração. A presença do professor Marcelo Medeiros, o Marcelo Meds, que trará o peculiar Surfusca, o inseparável Fusca 1985 com pintura toda voltada ao Beach Tennis, ao Surfe e também à cidade natal, realizada por Xandão Art, na capital carioca. A competição será disputada entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro com premiação de R$ 6 mil, presença de jogara top 25 mundial, Flavia Muniz. A competição terá transporte gratuito aos atletas que vêm do Rio de Janeiro.

Marcelo Meds, que viveu parte de sua infância na comunidade da Rocinha, é professor de Beach Tennis há seis anos com point na praia do Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro e desde então tem o projeto social onde leva o Surfusca para cidades do interior do estado dando iniciação do esporte que chegou ao país há 10 anos e onde o Brasil se tornou Bicampeão Mundial na Rússia em agosto. Ele já passou por Mangaratiba, Paraty e próximo ao munípicio de Rio das Ostras, Barra de São João, acompanhado do tetracampeão mundial, o italiano Alessandro Calbucci.

Seu veículo é peculiar não só pela pintura, mas sim por ser todo adaptado para o esporte com local para raquetes bolinhas, rede, teto aberto e espaço onde pode dormir e utilizar o veículo como moradia para economizar com hotel.

“A gente recebe doação do material, das redes, das bolas de alunos da minha escola no Recreio e também nossos apoiadores e levamos o Beach Tennis a estas cidades e as que quiserem. Damos curso a professores locais para eles estarem qualificados a ensinar o esporte nas cidade. Já levei o Calbucci e a ideia é levar mais profissionais do Beach Tennis a outros locais do estado e também para fora do Rio de Janeiro. Tive várias propostas para ir ao Nordeste, mas ainda por falta de verba não consegui ir, a distância e os custos são altos para levar o Surfusca para lá. A ideia é levar ensinamento, amor, a ideia do Beach Tennis é essa, só alegria”, diz Meds que conhece bem a região de Rio das Ostras: “Morei alguns anos em Barra de São João, tenho vários amigos lá e em Rio das Ostras, frequentei bem e conheço bem a praia. Estou com ótimas expectativas para disputar o torneio”.

Meds sairá para Rio das Ostras na quinta-feira, dia 29, e jogará na sexta, dia 30, e no sábado, dia 1º. Caso avance às finais seguirá para o domingo, dia 2. Ele vai disputar o Profissional e a categoria de veteranos 40+ acompanhado do aluno André Pereira e de outro professor, Ivanildo Willkens, que é natural de Manaus (AM). Wilkens vai viajar mais de 4.500 km da capital da cidade do Norte no Brasil para disputar o torneio e acompanhará o Surfusca de Meds.

Ele é precursor do esporte na capital amazonense que tem cerca de 100 praticantes: “Estou indo participar de um Congresso de Tênis em Florianópolis nos dias 7 e 8 de dezembro e estou aproveitando meu deslocamento de Manaus para rever os amigos do Rio e um deles (Marcelo Medeiros) me convidou a integrar sua equipe no torneio de Rio das Ostras e aceitei com muito entusiasmo, pois é uma grande oportunidade de me avaliar tecnicamente”, disse Ivanildo: “Joguei vôlei de 15 até os 25 anos, depois migrei para o tênis e em 2012 durante férias em Fortaleza, tive o primeiro contato com o Beach Tennis na Praia do Futuro. Em 2015, durante os Jogos Mundiais dos Trabalhadores na Itália, tive oportunidade de participar além do tênis de quadra, de jogos de apresentação de Beach Tennis na cidade de Lignano. Lá comprei raquetes e ao chegar em Manaus, fui um dos responsáveis pela implantação Beach Tennis no Amazonas. Ainda estamos em fase de desenvolvimento, pois começamos a praticar somente a partir de 2015. Temos torneios que fazem parte do calendário da federação local, mas ainda estamos engatinhando no esporte”, seguiu.

Atletas do Rio de Janeiro terão transporte disponível para Rio das Ostras – Em uma parceria com a empresa Ostrastur, atletas da cidade do Rio de Janeiro terão transporte em micro-ônibus saindo da cidade até Rio das Ostras para a disputa da competição. As saídas serão uma na sexta, dia 30, às 7h, e outra no sábado, dia 1º, no mesmo horário, e retorno após o último jogo no domingo: “Fundamental dar essa facilidade para os atletas que vêm do Rio de Janeiro disputar o torneio, um incentivo para minimizar os custos e dar mais tranquilidade aos atletas os quais nos preocupamos para darem o seu melhor em cada. Além disso é claro poderem desfrutar das belezas locais e da cidade que tem outros atrativos”, afirmou o diretor do evento, Diego Vidal. Mais informações disponíveis pelo email atendimento@smashbt.com.br .

A 1ª Copa Smash de Beach Tennis terá presença da jogadora que já foi duas vezes campeã do maior torneio do mundo, em Aruba, no Caribe, Flávia Muniz, atual 23ª do mundo e veterana de 40 anos. A competição seue com inscrições abertas até este domingo, dia 25, pelo site http://www.smashbt.com.br , para as seguintes categorias: Duplas Masculino e Feminino no Profissional, A (Avançado), B (Intermediário) e C (Iniciante), Master 40+ e 50+ .

Rio das Ostras vem se tornando um dos novos polos do Beach Tennis na região dos lagos do estado do Rio de Janeiro. O esporte chegou na cidade há um ano e já possui mais de 100 praticantes: “Com esse evento vamos mostrar que o esporte é uma excelente nova opção de lazer. Estamos entusiasmados. Teremos vários atletas não só da cidade, mas da região como Macaé, Cabo Frio e também Campos dos Goytacazes e um grupo de jogadores do Espírito Santo já confirmados”, afirmou Jaynnara Barbosa, uma das coordenadoras da Arena BT Costazul, em Rio das Ostras, ao lado de Edson Souza, e representante da Smash na região.

“A expectativa é das melhores possíveis. O Beach Tennis é um esporte relativamente novo, que está ganhando cada vez mais adeptos em todo Brasil, e é muito importante que Rio das Ostras acompanhe e participe desse crescimento. Esperamos que a nossa cidade se torne um grande pólo nacional do Beach Tênis, sediando eventos cada vez maiores. Queremos estar na vanguarda do Beach Tênis aqui na região da Costa do Sol. O potencial turístico do Beach Tênis é muito grande pois ainda é uma novidade na região, e é um esporte que cativa as pessoas. O Beach Tênis é um esporte muito democrático, que permite que crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos pratiquem, isso atrai turistas de perfil familiar de todas as idades. Sediar esse evento vai colaborar muito com o Turismo da cidade, pois é um evento que contará com a presença de 200 atletas, muito deles vindo de outras cidades com suas famílias. E mais importante porque vai projetar a Rio das Ostras para a região. Nós já somos a cidade do jazz e blues, somos a cidade dos motociclistas, porque não nos tornarmos também a cidade do Beach Tênis ? Temos todo potencial”, afirmou Fábio Câmara, coordenador de Turismo da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.

A 1ª Copa Smash Beach Tennis em Rio das Ostras tem o patrocínio da PARADELLA JOÍAS, ESPAÇO HERBALIFE NUTRITION – Rua Flamengo, 411 / Centro / Rio das Ostras, SOL E MAR SORVETES – Rua Vicenti Viana 280 – Centro, Rio das Ostras, Estética & Saúde Patrícia Rodrigues, Vilarejo Acabamentos , PCMM Andaimes, Ero Educandário Rio das Ostras, Autoescola Praiana, Luizinho Tintas, Studio Divas, Atlântico Hotel de Rio das Ostras, Guaramil e Ostrastur . O apoio institucional é da Prefeitura de Rio das Ostras e da Associação de Beach Tennis de Rio das Ostras. A realização é da Smash, a marca do Beach Tennis.surfuscagd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s