educação, São Pedro da Aldeia

EDUCADORES DO CAMPO PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou o sexto encontro do curso “Educação no Campo”, destinada aos profissionais atuantes na rede municipal de ensino que trabalham em escolas do campo. Os educadores participaram de uma oficina sobre reaproveitamento de alimentos, ministrada pelo secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, e pela instrutora Arlete Magalhães. A qualificação contou com a participação de 35 servidores, entre tarde e noite, e foi realizada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR), no bairro Nova São Pedro. 

 

De acordo com o tutor do curso, Ubirajara Ramos, o encontro teve como objetivo compartilhar estratégias para diminuir o desperdício a partir do reaproveitamento de partes que normalmente são descartadas, como caule, talos, cascas, folhas e sementes. “Os cursistas fizeram uma horta nas escolas e vão aproveitar tudo que colherem dela. Tudo que aprenderam nessa oficina vão passar na escola para os outros”, disse.

 

O curso tem como objetivo contribuir na qualificação do processo ensino-aprendizagem no contexto da educação do campo.  A iniciativa conta com carga horária de 50h, sendo sete encontros mensais de 4h somados a 22h de atividades práticas, que serão completas com o desenvolvimento de uma horta em cada escola do campo do município aldeense.  Durante a oficina de “Reaproveitamento dos alimentos”os cursistas aprenderam receitas de suco de aroeira, couve, inhame e hortelã, bolo com casca de banana e torta com talos de couve, salsinha e cebolinha.

 

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou a importância da Educação Alimentar, levando aos educadores do município conhecimento que possa ser utilizado na vida pessoal e também dentro das escolas. “Está sendo ensinado, através da oficina, o reaproveitamento máximo dos alimentos de uma forma gostosa. Ao mesmo tempo, estamos divulgando um produto que está levando o nome de São Pedro da Aldeia para fora do país, que é a aroeira, conhecida como condimento pimenta rosa”, comentou.agricultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s