TRIBUNA DIGITAL

Desemprego na meia-idade

Os índices de desemprego são alarmantes no Brasil e se por um lado os jovens não conseguem o seu primeiro emprego, por outro as pessoas de meia-idade mesmo com currículos invejáveis estão sendo dispensadas.
Por estes dias uma amiga contou um fato que está acontecendo com ela. Ela tem 53 anos e foi demitida, apesar do excelente currículo e de ser uma profissional reconhecida no mercado pela competência e versatilidade. Mas, pelo menos foi o que disseram seus empregadores, teriam que dispensá-la em função da crise econômica e do perfil de sua área de atuação, que passa por um momento de profundas modificações. Ela atualizou o currículo e foi à luta. Bateu em uma, duas, três portas. Em todas ouvia a mesma história: “O currículo é ótimo, mas estamos enxugando nossos quadros, quem sabe mais adiante…”
Até que um dia uma pessoa ligada à área de Recursos Humanos, numa conversa informal, resolveu dar umas ‘dicas’ para esta minha amiga. Sugeriu a ela, pasmem, que mentisse a idade no currículo (dizer que tinha 49 anos já seria bem melhor do que 53) e também que retirasse do documento algumas de suas experiências e habilidades. Com um currículo mais simples e discreto seria mais fácil de conseguir uma vaga. Ela voltou para casa arrasada, claro, pois estudou e dedicou-se à profissão uma vida inteira para depois ter que subtrair estas experiências do currículo se quisesse ser admitida em uma empresa.
Sem ter um emprego como contribuir com a Previdência? Muita gente não tem o perfil para ser empreendedora e ter seu próprio negócio, então, precisa de um emprego para sobreviver, só que se para os jovens já é difícil, na meia-idade é muito mais complicado.
É uma angústia coletiva, e a situação só tende a piorar, uma vez que grande parte dos trabalhadores que vem sendo demitidos no Brasil está na faixa dos 40 e 50 anos, justamente quando é mais difícil a recolocação no mercado. Impossível prever onde isso vai parar.
Eu tenho me dedicado em estudar este assunto para criar formas que incentive os empresários de nossa cidade abrir vagas para essa faixa etária e em breve estarei apresentando na câmara.

Por Letícia Jotta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s