TRIBUNA DIGITAL

Como assim doutor?

Essa foi a pergunta de Maria Lucíneia de 39 anos ao descobrir que sua filha Sheila Araújo de 14 anos de idade havia sido diagnosticada com câncer de mama. A família de Sheila temia o pior, pois a adolescente estava gravida e eles não queriam imaginar que a adolescente pudesse perde o seio. A filha de Sheila nasceu bem e com saúde, porém Sheila voltou a sentir um caroço no mesmo seio. O tipo de câncer que Sheila teve tem grande chance de retornar e, em casos reincidentes, aumenta a possibilidade de retirada da mama. A biópsia já foi feita e a família aguarda o resultado.
O câncer de mama, em especial, é considerado raro entre adolescentes, mas o número de casos vem crescendo a cada ano. Ele atinge pelo menos uma em cada 100 mulheres diagnosticadas com cãncer de mama no Brasil entre os 13 e 16 anos, 1% das adolescentes brasileiras, o agravante nesses casos é que o câncer nos adolescentes costuma ser mais agressivo do que nos adultos.
Assim como a dona Maria Lucíneia e a Sheila, muitas pessoas desconhecem o câncer infanto-juvenil, acreditando talvez, que o câncer de mama é mais propício as mulheres com mais idade.
Tenho lido a respeito e o que me causa espanto é saber que o tratamento de adolescentes com câncer é pouco estudado em comparação ao das crianças e adultos, não é somente isto, a região sudeste é que apresenta os maiores números de casos e o nosso estado tem o primeiro lugar neste ranking.
A partir de agora irei intensificar as informações em minhas páginas das redes sociais em relação a todos os tipos de cânceres com todas as informações possíveis (retirada de fontes como o INCA) para a nossa população.

https://www.yumpu.com/pt/document/view/59513049/revista-digital-vereadora-leticia-jotta-tipos-de-cancer-nov2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s