nutrição e saúde

Seus hábitos alimentares influenciam na qualidade da sua saúde.

Vamos iniciar compartilhando um pouco de conhecimento sobre a ciência da nutrição!

Qual é, para você a necessidade básica do ato de comer?

Qual a importância nas escolhas dos alimentos?

Precisamos entender que se alimentar, envolve vários processos mecânicos e químicos, baseados nos princípios fundamentais da bioquímica, anatomia e fisiologia. Os alimentos são triturados, emulsificador, decompostos em partículas mínimas que são absorvidas, a nível celular e fornecem energia para o corpo desenvolver suas funções vitais de crescimento e conservação da vida, resistências as infecções, reparação e renovação de tecidos e ossos. Essas partículas chamamos de nutrientes.

Os nutrientes são divididos em macro e micro nutrientes. E para uma refeição ser considerada nutricionalmente equilibrada, é importante que tenha os níveis básicos de fornecimento supridos. Então, muito além da quantidade do que comer, devemos prestar atenção no que colocamos no nosso prato, para que possamos atingir os níveis recomendados. E isso nos leva a considerar que essas dietas restritivas e de influencias modistas não são consideradas apropriadas

 

MACRO NUTRIENTES

Carboidratos – fonte primária de energia para nosso organismo. Presente em tubérculos, grãos, raízes , farinhas em geral.

Proteínas – fundamental (do grego, de importância primordial) para restauração de tecidos, regulação hormonal, manutenção das relações osmóticas normais, favorece a resistências a algumas doenças. Presente em todo alimento de origem animal: leite e derivados, carnes em geral.

Sua ingestão em excesso sobrecarrega a função renal.

Lipídeos – ( gordura) – protege órgãos e tecidos, preserva o calor, importante também para a absorção de algumas vitaminas – presente em alimentos de origem animal ou vegetal – importante saber escolher a fonte de lipídeos mais saudáveis.

 

MICRO NUTRIENTES

Vitaminas e sais minerais – importantes para a regulação das funções do organismo e manutenção da saúde – presente em frutas legumes e verduras

Água – importante na digestão, absorção circulação e excreção. Regula a temperatura corpórea e colabora na absorção das vitaminas hidrossolúveis

Os alimentos, além das divisões em grupos alimentares, apresentam também a classificação alimentos funcionais – onde são separados por propriedades importantes na prevenção de algumas doenças.

Quanto mais colorido for um prato, mais nutrientes você vai absorver! Costumo dizer que se você observar 05 cores diferentes no seu prato, pode considerá-lo bem equilibrado nutricionalmente.

12

Daqui para frente vamos falar mais detalhadamente sobre cada um destes nutrientes, suas recomendações, efeito das suas carências e seus excessos entre outros assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.

Vamos fazer destes momentos um espaço para tirar dúvidas e acrescentar conhecimentos! Comentem , deixem sugestões sobre temas, participem!

O espaço é de vocês e fico muito feliz em poder colaborar!

 

31910868_1280414748759274_1040290664488632320_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s