Cabo frio, INCLUSÃO

Cabo Frio lembra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Com o tema “Junte- se a nós, vamos conscientizar nossa cidade”, o grupo Mães Coragem de Cabo Frio estará nesta segunda-feira (2), na Praça Porto Rocha, a partir das 14h, comemorando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para que toda população se conscientizasse sobre a importância e seriedade do autismo. Essa síndrome é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “transtornos de espectro autista” – TEA.

Os sintomas do autismo podem ser: fobias, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, mas existem vários níveis diferentes da síndrome, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Há dez anos era uma a cada 100 crianças que nascia no espectro, mas esse número aumentou.  Pesquisas americanas falam que em crianças, uma a cada 68 é autista. Atualmente o autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros.

Uma das participantes do grupo, a psicopedagoga Maria Cristina Paz, lembra que o grupo  “Mães Coragem” foi criado com o intuito de ajudar tanto o autista quando os responsáveis. “Muitas mães se sentiam excluídas. Vimos que os pais também precisam de terapias. Por isso estaremos na Praça Porto Rocha hoje (dia 2) com uma tenda e panfletagem para trazer esclarecimento, pois muitos não conhecem os sintomas que a criança e o adulto com a síndrome têm, e muitas mães nos procuram para receber ajuda. A gente se reúne para conversar, para um dia de lazer. Os autistas e pais precisam estar incluídos na sociedade. Precisam ter qualidade de vida além do respeito”, completou a participante.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)  estará marcando presença também com os funcionários e alunos. Eles têm desenvolvido atividades de capoeira além de musicalização e psicopedagogia com os autistas de 4 a 6 anos.

3c7e300027bead805d20672b3163f27f

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s